Menu

CASA COR São Paulo 2016: a cobertura de alguns espaços da mostra

Escrito por: J.Bianchi
Arquitetura e Decoração

O antigo ambulatório do Jockey Clube de São Paulo recebe diversos ambientes.

Talvez muitos não soubessem, mas o Jockey Clube de São Paulo ainda possuía uma edificação a ser desvendada. O ambulatório é um belo exemplar do art déco paulistano dos anos 1940, mas o estado de deterioração não permitia apreciar os detalhes do edifício assinado pelo francês Henri Sejous (1897-1975).

Os espaços foram desenvolvidos por profissionais consagrados e cerca de 30 jovens talentos - e o ecletismo bem-vindo que pauta a mostra não para por aí. Afinal, o passado está presente em um repertório que passeia pela escola alemã Bauhaus, do inicio do século 20, segue pelo art déco dos anos 1930 e chega ao design brasileiro das décadas de 1940 a 1970, com forte acento modernista.
Uma referência atual convocada em alguns projetos é o estilo escandinavo, que cultiva a claridade natural e o traçado minimalista, além de cores suaves. O uso de dois tons, em particular, chamam a atenção: o rosa seco e o verde água, bastante utilizados no período modernista.Outro conceito contemporâneo é a sustentabilidade, bem representada em projetos modulares ou que buscam reaproveitar materiais e dispor racionalmente dos recursos naturais, além de conservar as belezas originais do prédio com o mínimo de intervenção e resíduos.
Estas e outras inspirações se encontram em CASA COR São Paulo.


Jardim da Recepção - Maria Lucia e Felipe Alalou. A dupla brinca com o tamanho de plantas mais altas e vegetações rasteiras, integrando novos elementos ao vasto verde existente no local. O piso integra os espaços e intercala pedras em tons de cinza claro e escuro, acompanhadas por kalanchoes.


Living dos Amigos - Alexandra Tobler. Este oásis urbano traz referências ao estilo escandinavo, evidentes nos tons pastéis. Eles se combinam às memórias afetivas presentes em brinquedos garimpados em brechós. A natureza também tem papel central para deixar o ambiente acolhedor, presente na parede verde de suculentas e no lustre de cristal de rocha.


Sala Íntima - Alexandre Dal Fabbro. As quatro vigas e a escada existentes no espaço foram assimiladas ao projeto, que explora os volumes e a espacialidade. O arquiteto desenhou um móvel multifuncional em forma de caixa, que serve de aparador, biblioteca, bar, lareira e apoio para o laptop - e o traçado foi realçado pela iluminação. Um sofá de grandes dimensões, da Montenapoleone com tecido da Entreposto, acompanha a escala do ambiente.


Galeria da Imagem - André Carício. A cultura de Pernambuco se insere nesta circulação por meio de fotografias, esculturas e pinturas de artistas locais, valorizadas pelo projeto de iluminação que mescla luz indireta com focos pontuais. Destaque para o detalhamento do gesso no teto e os painéis geométricos em camurça aplicados em detalhes nas paredes.


Jardim Suspenso - Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli. O espaço traz o conforto sugerido pela marcenaria de carvalho americano e pela lareira centralizada no espaço. O dourado fosco e os tons neutros, como no piso em mármore crema marfil com acabamento opaco, formam a base da cartela de cores. A única (e bem-vinda) interferência são as plantas nativas e orquídeas do paisagismo de Leda Jafet.


Banheiro Masculino - Beatriz Zamperlini e Mariana Zimmermann . A dupla foge das cores escuras e adota o aço inox com pintura na cor marrom, aplicado na bancada e nos painéis que separam as cabines. Luzes de LED e elementos reaproveitados de outros projetos mostram a preocupação com a sustentabilidade.


Suíte do Casal - Catarina e Renata Hermanny. Pedra, linho e couro e a madeira - que reveste tanto o quarto como a sala de banho - criam um aconchegante jogo de texturas. No mobiliário, peças de design brasileiro e italiano conversam de forma elegante.


Fonte: http://casa.abril.com.br/materia/ecletismo-e-encontro-de-epocas-celebrados-na-casa-cor-sao-paulo-2016#14

7

Dicas que niguém nunca te contou sobre financiamento imobiliário

O ebook que faltava para você finalmenge ter a sua casa própria

Nosso endereço:
icone localização Rua Barão de Jaceguai, 509 – 3º andar
Ed. Atrium - Centro Mogi das Cruzes - SP
Telefone:
icone telefone (11) 4728-8800
by Neotix

Fale conosco via Whatsapp

icone whatsappWhatsapp!